quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bernardo Toro


Bernardo Toro

    Bernardo vice-presidente de relações públicas da Fundação Social, entidade civil cuja missão é combater a pobreza na Colômbia. Dirige há oito anos um programa de educação social e preside a Confederação Colombiana de ONGS. criou os Códigos da Modernidade, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21 Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizando. contextualizandoBernardo Toro não significa utilizar qualquer tema da atualidade. Canalize suas energias para assuntos que fazem sentido na vida dos alunos. afirma bernardo .

    Bernardo Toro

Bernardo elaborou uma lista que identifica as sete competências considera necessárias desenvolver nas crianças e jovens para que eles tenham uma participação mais produtiva no século 21. eles são chamados de códigos da modernidade.

    1- Domínio da leitura e da escrita;

    2- Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas;

    3- Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;

    4- Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;

    5- Receber criticamente os meios de comunicação;

    6- Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;

    7- Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

    Na minha opinião um dos códigos mais interessantes é o Quinto Código , onde Bernardo fala sobre os meios de comunicação em massa , da TV de como esse temas podem prejudicar e de como eles podem ajudar os jovens e crianças de hoje .
    Quinto Código = Bernardo Toro É a capacidade para a recepção crítica dos meios de comunicação de massa. Atualmente culpamos a televisão pelo não-aprendizado das crianças. Pesquisas, entretanto, provam que a televisão desenvolve habilidades de aprendizagem, o alto nível auditivo, o alto nível de discriminação visual, a capacidade de estabelecer seqüências, de formular hipóteses, de tirar conclusões parciais e totais. Tudo isso a televisão desenvolve em alto nível. Não faz sentido desligar a televisão. Os valores, as crianças os aprendem no contato com os adultos que as rodeiam. O sistema de valores de uma sociedade emerge de seu sistema de punições e recompensas. As crianças vão valorizar a cooperação, a amizade, a solidariedade segundo o sistema de premiações dos adultos, não de acordo com o discurso desses adultos. Esse sistema de recompensas e punições pode ser explícito ou implícito. Então, o que temos que fazer é observar e discutir programas de televisão com as crianças. Alguns minutos por dia são suficientes para desenvolver nas crianças esse espírito crítico.






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