quinta-feira, 29 de julho de 2010

A ideologia dos Desenhos Animados

As crianças passam cada vez mais tempo em frente à televisão, no sofa não so por que a TV lhes oferece programas que muito apreciam, mas também por culpa dos pais que não incentivam os filhos para outras atividades. O resultado pode ser um tanto ou quanto alarmante, como, por exemplo, pode atrasar o desenvolvimento da criança .As crianças então ficam fascinadas pelas imagens da televisão sem conseguir, de início, separar o real do que é apresentado na televisão. Como por exemplo , super hérois , bob sponja e etc ... A criança não consegue delimitar o que é real e o que é fantasia. É seduzida pelas imagens que fazem parte de seu imaginário, impregnando sua forma de ver o mundo .

Se o pais de hoje em dia não imporem regras , tudo que eles assimilarem , sera feito dentro de casa , e como hoje os pais fazem tudo que as crianças querem , o futuro delas sera desastroso,e com isso , as crianças continuaram fazendo as mesmas coisas ,e esqueceram de seus briquendos , de suas atividades.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Os desejos de consumo dos adolescentes estão levando famílias brasileiras ao endividamento. Os dados revelam que nos lares com jovens entre 12 e 19 anos, os gastos estão, em média, 5% acima dos ganhos por mês. Famílias sem jovens na composição conseguem poupar justamente 5% da receita mensal. 
O furo no orçamento vem de gastos que buscam atender aos desejos adolescentes, como vestuário (43% maior que em lares sem jovens), telefone, uso intensivo de internet e outros meios de comunicação, item que apresenta despesas 9% mais altas que os demais domicílios do país com os mesmo serviços. Além disso, alimentação e entretenimento fora do lar resultam em gastos 10% superiores nestes itens, em comparação às famílias sem pessoas desta faixa etária.
No Brasil e principalmente na região nordeste, apesar do computador com acesso à rede mundial ser mais acessível a classes abastadas, pesquisas recentes mostram um maior crescimento no número de acessos por partes de classes menos afortunadas. Esse crescimento se dá, sobretudo, por meio de espaços públicos pagos, principalmente as LAN house. Esses locais são freqüentados, sobretudo, por jovens na faixa etária dos 12 a 19 anos, com menor nível de escolaridade e com renda média de até um salário mínimo. Assim, as LAN house, no Brasil, passaram a desempenhar um importante papel na imersão das classes pobres, principalmente os jovens, no ciberespaço. Levando-os a um ambiente onde as fronteiras são relativas e as dimensões proporcionam sensações diferentes de qualquer outro lugar já experimentado.
Nos últimos anos a Internet brasileira viveu um grande crescimento no número de usuários, na intensidade do acesso e na variedade de uso. Analistas como Marcelo Coutinho, diretor de Análise de Mercado do IBOPE Inteligência, afirmam que dificilmente se terá um retrocesso nesse panorama nos próximos anos.


Segundos pesquisas realizada mostram que 81% dos brasileiros entre 12 e 66 anos, cerca de 27 milhões de jovens, acessam a Internet. Isso representa a maioria dos internautas brasileiros. A maior parte dos acessos se dá em locais pagos, como as LAN house (28%) e em casa (23%). Cerca de 48% dos brasileiros de classe C têm acesso à Internet, e maioria desses internautas acessam em LAN house. As classes A e B também acessam bastante em LAN house. De acordo com essa pesquisa, os fatores socioeconômicos e as desigualdades regionais ainda são os principais determinantes do acesso à Internet no Brasil. Quanto maior a renda e a escolaridade, maior o acesso. Assim, regiões mais ricas têm mais acesso. Como o uso da Internet é condicionado pela situação sócio-econômica, os indivíduos mais jovens que detém maior nível de escolaridade e maior renda apresentam mais chances de manter o uso frequente da Internet. O levantamento divulgado mostra ainda que a principal razão para a maioria dos jovens internautas, 39% dos entrevistados, utilizar a Internet é a informação. Questionados sobre o hábito de inserir conteúdo na Internet, 58% dos jovens declaram já ter inserido seja um texto, uma foto, uma música ou um filme. Entretanto, a maioria não costuma reclamar sobre um produto ou serviço online.

Cerca de 94% dos entrevistados usam a Internet para se relacionar. Entre os jovens, os meios mais utilizados para esse fim são o MSN e o Orkut. Depois das redes sociais, as maiores interações virtuais são a inserção de comentários em sítios de notícias.

Esses dados também confirmam a rede como segunda maior mídia de massa do Brasil, o que justificaria mais investimentos na mídia online. Dessa forma, estudar as apropriações das novas tecnologias por este grupo num momento em que se vive a consolidação da cibercultura pode nos ajudar a compreender a importância dos novos meios para sua atuação social, e inclusive, caso fosse o objetivo desse trabalho, apontar tendências de comportamento de futuros grupos sociais que, a julgar pelas perspectivas atuais, farão uso cada vez mais intenso dos novos recursos tecnológicos. Mas seguindo a metodologia de Castells, é melhor não apontar o futuro e sim entender o presente.

Segundo essas pesquisas , os 10 sites mais visitados pelos brasileiros hoje em dia são :

1 - ORKUT
2 - MSN.COM
3 - GOOGLE
4 - UOL
5 - YAHOO
6 - TERRA
7 - YOUTUBE
8 - FACEBOOK
9 -
TWITTER
10 - GLOBO



quinta-feira, 15 de julho de 2010

Augusto Cury


Augusto Jorge Cury Nascido em 02 de Outubro de 1958, em Colina-SP, é casado com a Dra. Suleima Cury, com quem tem três lindas filhas. Psiquiatra, cientista, escritor e fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e profissionais de recursos humanos.

Algumas de suas obras : Inteligência Multifocal - 1998 ; Treinando a Emoção para Ser Feliz - 2001; A Pior Prisão do Mundo - 2000 ; O Mestre da Sensibilidade - 2000 ; O Mestre da Vida - 2001 ; O Mestre do Amor - 2002 ; Você é Insubstituível - 2002 ; Revolucione sua Qualidade de Vida - 2002 ; Escola da Vida-Harry Potter no Mundo Real - 2002 ; Pais Brilhantes , Professores Fascinantes - 2003 ; Filhos Bilhantes , Alunos Fascinantes 2003 e outros.

Em seu livro FILHOS BRILHANTES , ALUNOS FASCINANTES ; ele diz que os jovens estão sofrendo de SPA , Síndrome do Pensamento Acelerado ,e isso tem por sintomas mente agitada, acordar cansado, sofrer por antecipação, não contemplar o belo, se concentrar pouco, ter esquecimento, irritabilidade e outros . Segundo Cury, a SPA ou Síndrome do Pensamento Acelerado também atinge crianças e adolescentes que são diariamente sobrecarregados com excesso de atividades e informações através de tvs, e outros meios .





quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bernardo Toro


Bernardo Toro

    Bernardo vice-presidente de relações públicas da Fundação Social, entidade civil cuja missão é combater a pobreza na Colômbia. Dirige há oito anos um programa de educação social e preside a Confederação Colombiana de ONGS. criou os Códigos da Modernidade, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21 Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizando. contextualizandoBernardo Toro não significa utilizar qualquer tema da atualidade. Canalize suas energias para assuntos que fazem sentido na vida dos alunos. afirma bernardo .

    Bernardo Toro

Bernardo elaborou uma lista que identifica as sete competências considera necessárias desenvolver nas crianças e jovens para que eles tenham uma participação mais produtiva no século 21. eles são chamados de códigos da modernidade.

    1- Domínio da leitura e da escrita;

    2- Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas;

    3- Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;

    4- Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;

    5- Receber criticamente os meios de comunicação;

    6- Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;

    7- Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

    Na minha opinião um dos códigos mais interessantes é o Quinto Código , onde Bernardo fala sobre os meios de comunicação em massa , da TV de como esse temas podem prejudicar e de como eles podem ajudar os jovens e crianças de hoje .
    Quinto Código = Bernardo Toro É a capacidade para a recepção crítica dos meios de comunicação de massa. Atualmente culpamos a televisão pelo não-aprendizado das crianças. Pesquisas, entretanto, provam que a televisão desenvolve habilidades de aprendizagem, o alto nível auditivo, o alto nível de discriminação visual, a capacidade de estabelecer seqüências, de formular hipóteses, de tirar conclusões parciais e totais. Tudo isso a televisão desenvolve em alto nível. Não faz sentido desligar a televisão. Os valores, as crianças os aprendem no contato com os adultos que as rodeiam. O sistema de valores de uma sociedade emerge de seu sistema de punições e recompensas. As crianças vão valorizar a cooperação, a amizade, a solidariedade segundo o sistema de premiações dos adultos, não de acordo com o discurso desses adultos. Esse sistema de recompensas e punições pode ser explícito ou implícito. Então, o que temos que fazer é observar e discutir programas de televisão com as crianças. Alguns minutos por dia são suficientes para desenvolver nas crianças esse espírito crítico.






Mark Bauerlein


- Mark Bauerlein diz que os adolescentes de hoje são " idiotas " , o educador em uma entrevista para a revista época afirma que o celular, os games e a internet isolam os jovens e os impedem de amadurecer.

- Em seu livro " The Dumbest Generation " Ou seja " A geração burra ", ele diz que mesmo com essas informações todas e esse mundo online de hoje esses jovens são incapazes de lembrar fatos históricos e de dar qualquer importâncias as questões nacionais , eles não se interessam por livros , não estudam e passam a maioria de seu tempo vasculhando a vida alheia e ficam se expondo em sites como ORKUT ,FACEBOOK ,MSN , BATE PAPOS E ETC ...

- Na minha opinião Mark se precipita ao dizer que somos " idiotas ", por que nós os jovens de hoje usamos sim a internet de modo para aprender , so que hoje em dia os jovens acham que fazer ORKUT é uma forma de conversas com seus amigos, e concordo com ele pelo fato de que os jovens estão deixando de lado coisas melhores como fazer esporte , ler um bom livro e saber de fatos históricos para ficar online no ORKUT e MSN conversando com seus amigos se isolando do mundo, ficam na internet sem saber que ela pode ser uma ótima fonte de pesquisas para nós mesmos .